quarta-feira, 1 de abril de 2009

O que o curso para treinadores na Argentina me ensinou

Cheguei da Argentina nesta terça-feira dia 31 de março,com a certeza de que nossos vizinhos em alguns anos,serão potência no futsal mundial.
Constatei presencialmente o que já se observava a distância,ou seja,a excelente qualidade técnica dos atletas argentinos.
De sexta-feira passada até domingo(29),alguns dos melhores técnicos locais tiveram a paciência de me ouvir discorrer sobre a preparação técnico tática das equipes de futsal.
Domingo,acompanhei um amistoso entre o 17 de Agosto e o San Lorenzo de Almagro,clubes da primeira divisão do campeonato local.Embora a partida tenha sido pobre no aspecto tático,pude observar o excelente nível técnico das duas equipes o que me faz pensar que se a Argentina pensar urgente na reciclagem de seus treinadores pode virar destaque no cenário mundial.

Cito um exemplo do curso: Discorríamos sobre a marcação quadrante,umas das mais eficientes da atualidade ,pois privilegia fundamentalmente o equilibrio e alguns treinadores me contestavam o quanto difícil era treinar a tal marcação.

Então propus,aliás como sempre faço,uma aposta: Que no primeiro momento da aula prática seria proposta uma atividade que mostraria o quanto é fácil iniciar o atleta neste tipo de marcação.

A maioria não acreditou mas também não aceitou a aposta.

Então,domingo pela manhã foi o que fiz.Ao iniciar a aula prática,sem falar nada sobre o que pretendia,disse apenas que queria 4 defensores marcando 5 atacantes.Já na primeira movimentação do ataque,a defesa se colocou em 2 linhas de 2 atletas.Porque isso ocorre ? Inteligentemente os atletas percebem que no Futsal,4 não marcam 5 e se colocam em posição de equilibrio,de ocupar espaços.Foi um festival de contra ataques da equipe que defendia.é a tal capacidade cognitiva,fazendo o atleta raciocinar sobre a importância de equilibrar-se para marcar bem.
Aí está o centro da questão para o desenvolvimento do futsal argentino.Os treinadores falam em sistema tático(ação conjuntado grupo chamado equipe),mas não treinam o racicínio tático dos atletas,a tomada de decisão qualitativa determinantes para um jogo individual e coletivo de qualidade.
Outro problema que atrasa o progresso deles é falta de patrocinadores que permitam as equipes se profissionalizarem.A maioria dos atletas trabalham todo o dia nas mais diversas atividades para treinar a noite.Os salários dos clubes,são na realidade ajuda de custo,muito pouco para que o atleta possa treinar,descansar e alimentar-se bem,que são os tres pilares da performance em qualquer equipe competitiva.
Até breve.

5 comentários:

Unknown disse...

OI FERNANDO , MUITO OBRIGADO PELA SUA PASSAGEM EM NOSSA TERRA , UN GRANDE ABRACO ATE BREVE .CHRISTIAN MELONI

Anônimo disse...

TE MORFASTE 80 GOLES Y ENCIMA LE CHUPAS LAS MEDIAS ?
VOLVE A PRIMERA JUNTA

Unknown disse...

SIEMPRE ESCUCHAR, Y APRENDER DE UN MAESTRO, ES RICO Y MARAVILLOSO,FELICITO AL MAESTRO FERRETI POR SU HUMILDAD Y DESEMPEÑO EN NUESTRA TIERRA.

EDUARDO MONTELEONE
ESC. ATFA
OBS FELICITO A BETO CORONEL Y ADRIN DE 17 DE AGOSTO.

MUCHAS GRACIAS

Gustavo Mza disse...

hice 1200 km de mendoza a la capital federal para escuchar y aprender de un grande como ferretti y sali reconfortado contagiado de su sapiencia y por encima de todo lo aprendido contagiado de su humildad para enseñar, bueno muy agradecido saludos gustavo gallardo (don orione futsal)

Enio disse...

Ferretti
Se possível me permita uma dúvida:
o que fazer, na marcação quadrante, quando o goleiro avança pelo meio da marcação com claro objetivo de finalizar ao gol?
Comprei seu DVD, estou aguardando o correio entregar, mas não segurei a ansiedade e arrisquei te incomodar com esta pergunta.