quarta-feira, 11 de março de 2009

Brasília e Ceará apresentam boas equipes na Super Liga

Surpreendendo alguns dos favoritos, as equipes do CRESPOM(DF) e HORIZONTE(CE) chegaram com justiça as semi finais da IV Super Liga de Futsal,realizada recentemente de 3 a 7 de março em Concórdia(SC).Como nada acontece por acaso,vejamos:
A equipe de Brasilia,confirmando o excelente nível do Futsal que se joga na capital federal,está mesclando jovens valores com um Therj (goleiro) e um Mistura(fixo), que a muito já se apresentam bem nas competições nacionais.Com um futsal vertical,arriscando com qualidade passes e dribles,jogo de goleiro linha difícil de marcar a habilidosa equipe deu muito trabalho a todos os adversários na Super Liga e chegou ao vice campeonato com justiça.Ressaltar que este vice,ao contrário do que a maioria das pessoas pensam,vale muito.É o esforço de uma equipe que representa uma federação que luta com dificuldades,numa cidade de funcionários e repartições públicas sem patrocinadores potenciais.Nós da Malwee, já havíamos jogado com êles em Brasilia num evento teste antes do Mundial de 2008 e empatamos em 4 X 4.Portanto,atenção que há vida no fusal do DF,mesmo com pouco apoio.Mostraram profissioanlismo onde é difícil ser profissional.
Quanto ao Horizonte(CE) já é o reflexo do belíssimo trabalho que a Federação Cearense vem fazendo,sobretudo com o apoio da maioria das cidades do interior.Toda cidade,apoiada pelas prefeituras e patrocinadores locais quer fazer time e participar dos campeonatos da federação do dinâmico presidende Silvio Carlos.Ministrei um curso em Fortaleza em dezembro de 2007 com surpreendentes 145 treinadores inscritos de todo o Estado.
Antes, trabalhei no Banfort na década de 90 e pude atestar a excelente qualidade dos jogadores das catagorias de base do estado nordestino.
O que acontecia era que estes atletas chegavam ao juvenil e eram obrigados a parar de jogar ou imigrar para outros estados brasileiros e até para o exterior.Agora,com possibilidade de seguir jogando em casa ,a perspectiva é que o Ceará volte a ocupar no cenário nacional,lugar de destaque e o Horizonte já esta refletindo esta mudança, pois esteve, num espaço de 3 meses, em duas competições nacionais (Taça Brasil em Jaraguá do Sul/SC e Super Liga em Concódia/SC)como campeão estadual e campeão da Liga Nordeste,antes sempre vencidas pelas equipes pernanbucanas que aliás neste momento, sofrem com a falta do mesmo apoio que o Ceará reconquistou.
Estejamos atentos pois camisa e nome não nos fazem ganhar jogo de véspera ou sem descer da "kombi" como se fala dos falsos jogos fáceis.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, Professor Ferretti. Ficamos muito felizes em dividir a quadra com a equipe da Malwee, tão bem dirigida e treinada. Ainda mais numa final de um Campeonato tão importante. Agradeço a citação e espero encontrá-los mais vezes em campeonatos (dificultando um pouquinho mais, rss) ou não. Bom ano e obrigado mais uma vez.