domingo, 14 de dezembro de 2008

A Importância das Capacidades Coordenativas no Futsal

Não é verdade que atleta de Futsal nasce feito.A maioria dos Professores que trabalham com crianças não tem noção do quanto as capacidades coordenativas são importantes para "descobrirmos" ou "revelarmos" talentos no nosso esporte.Costumo dizer em nossos cursos ,pelo Brasil afora que na base do atleta mais habilidoso que conhecemos estão umas tremendas capacidades coordenativas na sua mais alta qualidade e o inverso disso também é verdade.O atleta "ruim de bola" é também um "descoordenado".
Imagine uma situação : Quadra bastante escorregadia ,difícil de ficar em pé,qualidade do jogo muito prejudicada.
Pergunta: Quem demora mais a cair ?
Repondo: O atleta "habilidoso",os mais técnicos da sua equipe porque EQULÍBRIO é uma das capacidades coordenativas bem desenvolvidas no indivíduo.
Se um dia tiver esta oportunidade ,observe o que digo acima.

Que Capacidades Coordenativas são estas ??????? Aí estão as principais ,com exemplos práticos:
1)Capacidade de Combinação e Aparelhamento de Movimentos Treinamento Bi Lateral – Conduz com a direita, ao sinal troca para conduzir com a esquerda.
2) Capacidade de Orientação Espaço Temporal Troca de posição e o movimento do corpo no espaço – Conduz direita, esquerda, para frente para trás (“ Guarda de Trânsito” )
3) Capacidade de Diferenciação Sinestésica Controle de maneira sutil os parâmetros dinâmicos, temporais e espaciais do movimento – Em movimento, domina e chuta.
4) Capacidade de Equilíbrio - Manter o corpo em equilíbrio e recuperá-lo depois de amplos movimentos – Ficar sobre um dos pés
5) Capacidade de Reação Responder a estímulos executando ações motoras adequadas como resposta a um sinal. – Em duplas. O detrás lança a bola para o da frente. O da frente ao estabelecer contato visual, corre e chuta.
6) Capacidade Rítmica Organizar cronologicamente as performances musculares em relação ao espaço e tempo - Joga a bola para o alto, bate palmas e volta a pegar. - Andar sobre as linhas da quadra.
7) Capacidade de Transformação dos Movimentos Adaptar programa motor sobre a base de variações repentinas ou inesperadas – Marca sem roubar a bola, as fintas e as trocas de direções, paradas bruscas e a aceleração da corrida do adversário.
Preparar os exercícios técnicos a luz do que se vê acima é tratar de trabalhar a coordenação do atleta ,base de uma técnica apurada.
Nos cursos de graduação em educação física ,escutamos falar na qualidade física COORDENAÇÃO e não damos muita importância a isso,fica meio fora de contexto.Pois ela é o arcabouço de toda técnica ,aliás em qualquer desporto.
Circula pela internet um vídeo com trabalhos de coordenação para atletas juvenis de futebol de campo que repassamos abaixo como fonte de estudo.
Outro profissional com quem podemos aprender muito, é o Professor/Técnico de atletismo.Êles entendem muito do assunto pois o exercícios de coordenação são a base para atletas de todos os tipos de prova no chamado "desporto rei".
Pense nisso !!!!!



3 comentários:

jeison paez disse...

Olá a todos, sou da Índia meu nome é jeison Paez, e gostaria de convidá-los a ter em conta no livro de formação para a coordenação de futebol Piter Schreiner, que serve como garantia para escolher jogadores mais destacados, não só que se não forem importantes para ballkorobics práticas no programa .. Este autor apresenta .. que estamos a utilizar na sala como um internato futebol na Universidade de Cundinamarca, também fazer a minha tese sobre futebol uma sala para melhorar a equipa como um colectivo ferramenta na empresa em que você apreciaria muito mais qualitativos Quantitativos observados líderes mais jogadores, melhor comunicação e melhor trabalho em equipe .. Faço esta menção de que eles podem ter encontrado no seu planeamento. O documento é muito importante como uma ferramenta explicativa e crítica no processo de aprendizado um grande abraço jeison ana Paez e viva o futsal

Anônimo disse...

Caro prof. Ferretti,
Parabens pelo Blog e por mais um título em sua carreira.
Em tempos de grande discussão sobre formação de atletas, tanto no futsal quanto no futebol, este artigo torna-se ferramenta importantíssima para o desenvolvimento de jovens atletas. Acredito que o treinador deva trabalhar as capacidades coordenativas, mas principalmente o preparador Físico tem de ter uma atenção especial com esta capacidade nesta faixa etária. Na minha humilde opinião classifico como prioridade este tipo de trabalho na formação.
Hoje aqui no Rio estaremos reunidos para discutir o trabalho na base.
Novamente parabéns pela iniciativa e por essa constante contribuição ao nosso desporto.
Um grande Abço, Felipe Conde

Anônimo disse...

Concordo plenamente Professor trabalhos de coordenação são muitos importantes e praticamente são deixados de lado, em nossa escolinha aqui batemos forte este aspecto de coordenação até esse vídeo tinha ela há um bom tempo.

Peço que olhe nosso vídeo aqui da minha equipe q é praticamente este segmento de coordenação: http://www.youtube.com/watch?v=A6ph7JRo1f0

Obrigado
E parabéns pelo Blog