quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A dimensão das quadras e a qualidade do treinamento no Futsal

A algum tempo atrás, escrevemos que a variação de tamanho das quadras no Brasil ,foram e continuam sendo determinantes para melhorar as qualidades técnicas e cognitivas de nossos atletas de futsal.

Esta versatilidade para jogar e bem, em distintos espaços é um diferencial para a qualidade de nosso jogador.

Em contraposição ao que diz a FIFA desde 1990,aumentar o tamanho das quadras (até 42 metros) não é garantia de melhorar o espetáculo.Claro que muita coisa boa trouxe para o futsal,a entidade mor do futebol.

Eu mesmo,pude testemunhar por tres vezes,em tres campeonatos mundiais a organização da FIFA a serviço do futsal.As mudanças de regras,na maioria das vezes,foram determinanates para um jogo,que realmente virou um espetáculo.

Mas daí a dizer que quadra grande aumenta a qualidade do jogo,é absurdo.
Dependendo do adversário,vira aquele jogo de handebol em que se acaba de atacar (quando se ataca !!!!!) e se corre para a defesa,achando que defender bem é colocar todo mundo na frente da área.

Dou toda esta volta para relatar uma experiência que tenho relaizado aqui na Malwee,já a algum tempo,e que convido todos a repetir.

Duas vezes`por semana em média, retorno ao nosso antigo ginásio no Parque Malwee para treinar.Apesar de ser uma quadra de medidas fora do padrão para a Liga Futsal (35x17),observo que a velocidade ofensiva de nossa equipe tende a melhorar,usando espaços menores para treinar.Isto se deve ao fato que a defesa mais concentrada em um espaço menor,passa a exigir mais do ataque que tem que combinar velocidade de passe e retenção de bola para funcionar,ao ser permanentemente pressionado.

Aliás,se levarmos em conta os conceitos modernos que o Futebol usa,ao reduzir os espaços para treinar ,veremos que esta premissa no Futsal também pode ser verdadeira.Se o local do jogo é 40x20 porque não voltarmos a treinar na quadra menor visando o aprimoramento defensivo e ofensivo ? A idéia que desenvolvemos aqui na nossa Malwee é treinar pelo menos 2 vezes por semana na quadra menor.
E você,o que acha ? Aguardo sua opinião........

4 comentários:

Anônimo disse...

É verdade Ferreti, os grandes times de futebol já estão trabalhando com esta técnicaa algum tempo e vem dando resultados, acredito que no futsal isso também seja uma realidade, o jogador tem que se adaptar a realidade do jogo e não somente saber jogar na mesma quadra. Aporinan de Araujo.

André Luiz de Oliveira disse...

A idéia de aumentar o tamanho da quadra está relacionada diretamente em criar facilidade para equipes com jogadores menos técnicos e menos habilidosos terem tempo de reação, contra uma ação ofensiva ou defensiva, acredito que treinar em espaço reduzidos e utilizar a diferença numérica (superioridade ou inferioridade, venha a possibilitar uma situação mais próxima a realidade de jogo, trazendo uma intensidade próxima da realidade, assim estaremos capacitando melhor nossos atletas para as situações circunstânciais que envolvem uma partida. Prezado Professor Ferretti, gostaria de saber se conhece algum estudo sobre a o efeito da finalização ao gol e sua relação com o contra-ataque, agradeço sua atenção, Atenciosamente,
Profº André Luiz

Unknown disse...

Sem sombra de dúvida a utilização de jogos em espaços reduzidos podem contribuir para a evolução tanto defensiva quanto principalmente ofensiva. Estimular a tomada de decisões com maior pressão de tempo faz com os níveis de exigência sejam maiores não só intectualmente como físicamente e técnicamente. Osmar Júnior. Boa Vista - RR

Prof. Wesclay Santos disse...

professor isso e bem verdade.... lembrome quando jogava em equipe escolar que, treinavamos em uma quadra de 30x15 e desenvolviamos de forma mais pratica tanto a pratica de ataque como de defesa e ainda mais o poder de concentração....
atualmente estou iniciando minha carreira como tecnico e futuramente estarei realizando seu estagio em jaragua.... pretende participar da turma de janeiro de 2011... abraços e obrigado pelos belos concelhos