domingo, 9 de setembro de 2012

A lição do Desafio das Superficies


O chamado “Desafio das Superfícies” realizado pelo Sportv, em que ex-atletas de Futsal e Futebol se enfrentaram em jogos recíprocos e nos dois tipos de piso, quadra e campo de grama, ainda que este fosse muito menor que o oficial, e que de certa forma, facilitou a vida dos atletas de Futsal, mostrou o que já sabíamos. Espaço e tempo curto são para quem tem um alto grau de visão cognitiva do jogo. Existe “um correr” inerente a que joga em espaço curto e a quem joga em espaço amplo. A quem recebe a marcação em boa parte do campo distante, e a quem recebe a marcação “botando o pé” a quadra toda.
Claro que o ideal seria realizar a boa experiência (não sei se foi criado com este intuito), com atletas em atividade nos dois desportos, que o campo de futebol tivesse dimensões oficiais e jogadas na cronometragem oficial das duas modalidades, mas o futebol é, em sua essência, futebol e futsal ao mesmo tempo. É futebol quando se joga em grandes espaços do campo em que não há congestionamento e é futsal principalmente do meio campo para frente, quando os espaços se reduzem e a marcação “chega” ,como querem os treinados á beira do campo.
Não me estranha o fato de que nossos principais atletas de futebol em todos os tempos, que  foram ou são “figuras” nas principais equipes do mundo, começassem no futsal.
Claro que baseio minhas conclusões em pura observação, na experiência de viver nosso Futsal, todos estes  anos, mas o Desafio das Superfícies me deixou ainda mais convicto  que o berço do Futebol deveria ser o Futsal. Como uma criança vai entender e dominar um espaço de mais de 100 metros de comprimento por 60 de largura ? Aliás, tem coisa mais monótona que uma partida de futebol, jogado por crianças em campo oficial ? A bola demora muito a chegar às áreas de meta e as crianças pouco tocam e aprendem a tratar a bola com qualidade. Já no Futsal, podem fazer o que mais gostam porque o mesmo espaço que proporciona contato com a bola é o mesmo que aprimora a noção espaço temporal, o saber correr. Pense nisso...

2 comentários:

Marco Aurélio Siegel disse...

Bela análise!! Os jogadores diferenciados, certamente saíram do futsal, onde aprenderam a "resolver problemas" quando o marcador aparece próximo a ele. Um drible, uma tabela, ou até mesmo "cavar" um lateral pra sua equipe e aguardar melhor posicionamento da mesma. Futsal ajuda e muito nisso. O tempo de reação é menor, portanto o raciocínio é mais rápido também...

Anônimo disse...

I was recommended this web site by my cousin. I am not sure whether this post is written by him as nobody
else know such detailed about my problem. You are amazing!

Thanks!
Also visit my homepage ; payday loans in maryland